História do Município

História

O município de Gado Bravo teve seu povoamento iniciado no fim do século XIX e início do século XX, com migrações de origem endógena e exógena, principalmente do estado de Pernambuco, não se sabe porque, talvez pela proximidade da fronteira interestadual.

Geografia

Localiza-se a uma altitude de 400 metros. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 8.461 habitantes. A hidrografia é composto por Riachos temporários como o Rio Paraibinha na divisa com Queimadas, o Riacho Salinas na divisa com Barra de Santana, além do Rio Paraíba do Norte na divisa com Santa Cecília e Umbuzeiro. Um importante riacho é o Riacho Itália. O município é composto por 54 Sítios, os principais são: Boa Vista, Caracozinho, Campo Alegre, Tapuia, Chã de Beleu entre outros.

Clima

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, mostram que Gado Bravo apresenta um clima com média pluviométrica anual de 593,9 mm e temperatura média anual de 23,4 °C.